Viabile
 

Tempo

O que é Projeto Integrado?

 
 
 
Soluções Integradas ou Projetos Simultâneos são conceitos para a realização em paralelo de várias etapas do desenvolvimento do projeto objetivando a redução de custo com retrabalhos, diminuição do prazo de elaboração de projeto e soluções completas e compatibilizadas a partir de uma maior integração entre as interfaces de projeto, para negociação de soluções e análise das interferências.

A construção é criticada pela incapacidade de alcançar níveis de desempenho similares a outros setores industriais. O processo de projeto constitui uma das interfaces mais complexas e um dos principais desafios para a modernização da indústria da construção. A gestão do processo de projeto e a introdução de novas tecnologias, proporcionam agilidade na tomada de decisão, facilidade para mudanças no escopo, comunicação aberta e eliminação de barreiras, em busca de produtos para produção eficiente, voltados para a redução de retrabalhos, definição de metodologia aplicada a projetos e otimização dos prazos de execução, fatores fundamentais para reversão do cenário apresentado.

As decisões tomadas na fase de projeto tem uma grande capacidade de influenciar o custo final do empreendimento. Quanto mais se avança na fase de projeto para a fase de execução e uso, menor o potencial de redução de custos. Porém verificamos que, insistentemente as pesquisas e a atenção maior é dispensada à fase de execução.

Para que a fase de projetos seja realmente eficiente e que gere impacto na redução de custos é necessário que haja coesão ou cooperação multidisciplinar e integração entre os diversos agentes envolvidos. A esta junção de agentes para definição de um produto coeso, projeto final, damos o nome de Projetos Integrados.

Projetos Integrados é não somente a compatibilização de projetos, que muitas vezes vem sendo executada como resolução de problemas, mas sim a antecipação de problemas antes que os mesmos cheguem em fase de execução.
 
Voc est aqui: Início